O que é canal?

É um tratamento realizado por dentistas ou endodontistas para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram extraídos. Hoje o tratamento de canal é uma maneira segura de salvar dentes.

O que é polpa dentária?

A polpa dentária é um tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária até a ponta da raiz dentária. A raiz dentária está inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula.

Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa. As causas mais comuns de necrose pulpar são fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente.

Se o problema não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. Um abscesso pode causar danos no osso ao redor do dente. Quando a polpa infectada não é removida, pode resultar dor e edema (inchaço). Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares. Sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído.

Como funciona o tratamento de canal?

O tratamento de canal, geralmente, requer de uma até três visitas. O canal da raiz dentária serve para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. Durante o tratamento, um dentista clínico geral ou endodontista (dentista especializado em problemas da polpa), faz a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento. As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma. O termo “canal da raiz” é proveniente da limpeza de canais dentro da raiz do dente.

Meu dente ficará saudável por quanto tempo?

O dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são necessários. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável.

Se você acha que precisa de um tratamento de canal, consulte um dos nossos dentistas na Orthodents mais próxima. Existem diversas etapas que ocorrem em poucas visitas ao consultório.

www.orthodents.com.br

Fonte: Colgate.