De onde vem a Dor de Dente?

De onde vem a dor de dente?

Quem nunca sentiu uma dor de dente, pelo menos uma vez na vida? Essa experiência normalmente surge, quando algo não vai bem em nosso organismo. A dor de dente não deve ser deixada de lado, pois é um sinal para que se procure um Cirurgião Dentista.

Algumas dores são intensas, outras mais leves, mas mesmo as consideradas toleráveis devem ser levadas a sério e investigadas junto ao profissional. Inclusive, algumas doenças graves nem sempre apresentam sintomas visíveis ou expressivos.

A dor de dente pode iniciar-se de forma leve, de maneira crescente, saltar para algo agudo e extremamente desconfortável. Normalmente, essa dor é causada por Lesões de Cáries, Retração Gengival, Doenças Periodontais, Traumatismo Dentário, Hipersensibilidade ou até mesmo o envelhecimento precoce dos dentes.

A origem da dor

A dor de dente surge quando algum trauma se aproxima da polpa dentária, que é o tecido que se encontra na parte interna do dente. Essa região é composta de nervos e vasos sanguíneos, é muito sensível. Qualquer alteração nessa região pode gerar um grande incômodo.

Uma lesão por cárie pode causar dor de dente, pois, quando muito profunda, causa dor e a chamada sensibilidade dentária, em especial na mastigação e na ingestão de alimentos. Em casos extremos, ao atingir o nervo do dente, a lesão por cárie provoca uma dor intensa e ininterrupta.

A Doença Periodontal causa uma inflamação na gengiva decorrente do acúmulo de placa bacteriana, também pode causar desconforto, além de sintomas como, sangramento na gengiva, pus visível, inchaço, mau hálito e gosto desagradável na boca.

Os Dentes do Siso também causam dor quando estão na época de erupção. Esse incômodo está relacionado à inflamação local do dente, muitas vezes decorrente da falta de espaço.

Perigos e soluções

A Dor de Dente, se não for avaliada e tratada, pode trazer complicações de naturezas diversas, afetando inclusive a rotina de quem sofre com ela. Sob essa condição, muitas pessoas se sentem incapacitadas de tocar o dia a dia. Nessas horas, as pessoas optam por uma saída que envolve grande risco, a automedicação. Além de mascarar o problema, o uso de um remédio ineficaz e com efeitos colaterais pode agravar o quadro.

Diante disso, é de extrema importância, que você consulte um Cirurgião Dentista quando sentir dor de dente. Na Orthodents, você encontra profissionais capacitados que vão indicar o melhor tratamento para resolver a sua dor de dente. Procure agora a Orthodents mais próxima de você e agende uma avaliação.

www.orthodents.com.br/avaliacao

Fonte: Revista M de Mulher.

TV Orthodents
Avaliação OnLine